top of page
Foto do escritorM COMUNICAÇÃO

PRESIDENTE DO LAR FREDERICO OZANAM USA A TRIBUNA LIVRE DA CÂMARA PARA CITAR EXONERAÇÃO ARBITRÁRIA


IMAGEM DA CAMARA DE SALTO

Na terça feira, dia 14, na qual a presidente (sob intervenção) da Assistência Vicentina Frederico Ozanam (Lar Frederico Ozanam), Sra. Cícera Aparecida Gianotto Marzullo, usou a Tribuna Livre para apresentar esclarecimentos à população, aos vereadores e aos órgãos públicos sobre a intervenção ocorrida na entidade beneficente no mês de agosto. Parte da atual diretoria da associação também esteve presente à sessão.

Cícera explicou que se encontra em seu segundo mandato como presidente do Lar Frederico Ozanam, o qual existe há 70 anos e é a única instituição que abriga idosos em situação de vulnerabilidade social no município. Ela disse que, no cargo de presidente, responde ao Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) em Indaiatuba, ao Conselho Metropolitano em Jundiaí e ao Conselho Nacional do Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

Conforme relatou Cícera, depois de os idosos do Lar terem permanecido por 14 meses confinados por conta da pandemia de Covid-19, e já vacinados contra o vírus, eles foram autorizados pela então presidente da entidade a dar um passeio, junto da equipe técnica, no restaurante Fazenda Vesúvio, o qual se encontrava fechado ao público naquele momento.

O proprietário desse restaurante, segundo Cícera, foi ao Lar para fazer uma doação e perguntou sobre como estavam os idosos do local, ao que a equipe técnica o informou que, devido ao distanciamento social imposto, alguns deles apresentavam melancolia e dificuldades de convívio. Ele, então, ofereceu o restaurante para que os idosos pudessem fazer um passeio lá.

A equipe técnica do Lar informou a presidente de que não havia nenhum risco caso os idosos aceitassem o convite e fossem até esse restaurante, o que acabou ocorrendo no mês de junho e durou menos de três horas. E, de acordo com Cícera, uma circular da SSVP permite as saídas dos idosos das instituições em que vivem, desde que com o aval e acompanhados da equipe técnica.

Cícera destacou que os idosos voltarem felizes do passeio e que nenhum deles se contaminou. Porém, por parte do Conselho Central da SSVP, alguém denunciou a então presidente por colocar em risco a integridade física dos idosos.

Também por meio de uma circular da SSVP, Cícera foi exonerada do cargo de presidente do Lar Frederico Ozanam. Ela diz acreditar que haja outros interesses por trás de sua exoneração, que não tenham a ver com o fato alegado pela Sociedade São Vicente de Paulo.

Presidente da entidade afirma que Vinicius Saudino teve contato com interventor

Durante a participação da presidente da entidade, Vinicius Saudino fez diversos questionamentos à Cícera, que respondeu acusando o vereador de conhecer e ter se reunido com o interventor do pedido de exoneração da mesma. “Eventualmente, interesses escusos sobre a área que está livre com empreendimentos imobiliários que o senhor sabe muito bem que corre dinheiro por fora, não seja utilizada para fins que não sejam para cuidado com o idoso. O interventor (quando/se assumir) tem o poder total sobre qualquer patrimônio. Inclusive, o senhor pode perguntar ao interventor, uma vez que já teve contato com ele, que há uma circular que pede para que passamos todos os patrimônios para o conselho central de Indaiatuba”, afirmou.



Minutos depois, em sua fala no Tema Livre, o vereador Kiel Damasceno, prometeu investigar o contato de Saudino com o interventor. “Gostaria de acreditar que não houve conversa do vereador com o interventor antes. Queria entender quais as vontades escusas do senhor para essa rodoviária (cuja concessão pertence ao Lar Frederico Ozanam e foi duramente atacada nos últimos anos por Saudino), que ajuda essa entidade a pagar os funcionários. Quero descobrir que não há nada por trás. Quero entender o que faz o vereador atacar a entidade”, disse Kiel.

597 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page