SECRETÁRIO DE SAÚDE COMPARECEU NA CÂMARA NESTA QUINTA FEIRA 15/07 PARA FALAR SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM SALTO
SALTO 49,9%
ITU 48,6%
INDAIATUBA 48,9
PORTO FELIZ 45,4
CABREÚVA 44,8
DADOS ATUALIZADOS 16/07/2021
SECRETÁRIO DE SAÚDE COMPARECEU NA CÂMARA NESTA QUINTA FEIRA 15/07
Os vereadores da Câmara da Estância Turística de Salto se reuniram na quinta-feira, dia 15, com o secretário de Saúde, Márcio Conrado, em atendimento ao Requerimento nº 117/2021, de autoria do vereador Daniel Bertani, com o objetivo de responder a vários questionamentos sobre a vacinação contra a Covid-19 em nosso município.
Sobre o calendário de imunização no longo prazo, o secretário apresentou a tabela presente no site vacinaja.sp.gov.br, segundo a qual na quinzena de agosto todas as pessoas acima de 18 anos no estado de São Paulo terão recebido a primeira dose da vacina, e até o fim de setembro toda a população acima de 12 anos de idade terá sido imunizada com a primeira dose.
A respeito do questionamento envolvendo o atraso na vacinação em relação aos municípios vizinhos, o secretário colheu dados do site vacinaja.sp.gov.br, os quais mostram que, no percentual da população vacinada, Salto se encontra à frente de municípios como Indaiatuba, Campinas, Itu, Porto Feliz, Elias Fausto e Sorocaba.
A respeito das recomendações do Governo do Estado para a aplicação das vacinas após o município recebê-las, considerando a disponibilidade de doses e as recomendações do Ministério da saúde quanto à utilização dos quantitativos distribuídos aos estados, os municípios devem respeitar as grades de distribuição e documentos técnicos enviados pelo estado com a indicação de público-alvo, dose correspondente (primeira ou segunda) e data para início da vacinação, uma vez que esta é utilizada como base para o planejamento de envio do quantitativo equivalente à segunda dose, de acordo com o período recomendado por cada fabricante para completar o esquema vacinal.
Conforme salientou o secretário, seria difícil para Salto realizar a vacinação no sistema drive-thru no centro da cidade, sem trazer problemas ao trânsito, por exemplo. Porém, a Prefeitura sempre busca melhorar o sistema de vacinação.
Quanto às pessoas que ainda não tomaram a segunda dose dentro do prazo estipulado, a Secretaria de Saúde está corrigindo os cadastros e fazendo a busca ativa dessas pessoas, entrando em contato com elas para agendar a data da imunização. E neste sábado, dia 17, será realizado o Dia D, uma campanha do governo estadual para a aplicação da segunda dose em quem já deveria ter tomado, mas ainda não recebeu o imunizante. Será no Ginásio de Esportes, das 08h às 12h e das 13h às 16h.
Por fim, Márcio Conrado enfatizou que os munícipes não devem escolher a vacina a ser tomada, pois isso atrapalha o trabalho dos profissionais responsáveis pela vacinação e confunde as pessoas.
O secretário ressaltou que a lista atualizada da população vacinada em Salto está disponível no link salto.sp.gov.br/lista-de-vacinacao-vacivida-salto-sp, porém não da forma como a lei foi aprovada pela Câmara por haver uma discussão judicial a esse respeito. E, de acordo com Márcio Conrado, não foram identificadas suspeitas de fura-filas no sistema de controle da Secretaria de Saúde.
Comments