Na última semana a Secretaria da Cultura da Estância Turística de Salto e a Academia Saltense de Letras (ASLe) receberam a doação de 75 obras literárias para serem distribuídas aos premiados das categorias I, II e III do Prêmio Moutonnée de Poesia. Cada um dos premiados receberá uma seleção de livros, de acordo com sua faixa etária, além de outros prêmios.
Representando a ASLe, os acadêmicos: Mônica Dalla Vecchia, Antonio Valini, Anna Osta e Marilena Matiuzzi; à direita, o secretário da Cultura – Oséas Singh Jr.
O organizador da “Feira Popular de Livros” doou ainda outros 200 títulos para o projeto O Livro é Livre, cujo objetivo é a descentralização da Biblioteca de Salto. “Essas doações são a contraparte que os editores nos deram para utilizar os espaços públicos na cidade. Com uma negociação simples, conseguimos fomentar a leitura, através da Feira de Livros, e incentivaremos ainda mais através das Bibliotecas Livres que estão sendo espalhadas pela cidade” - comemorou o Secretário da Cultura – Oséas Singh Jr.
PRÊMIO MOUTONNÉE – Neste ano o Prêmio Moutonnée de Poesia apresenta importantes alterações em seu formato e alcance: primeiro, a parceria feita com a ASLe que se tornou guardiã do Prêmio através da Lei 3.860, de 16 de junho de 2021. “Agora nossa poesia, além da sedução literária e da riqueza metafórica, tem a força da Lei, ou seja, não está mais sujeita a interferências de políticas partidárias, como ocorreu no passado” – explicou o Secretário.
Outras novidades: pela primeira vez, em 31 anos de história, o Prêmio será temático, abordando a Percepção Poética da Pandemia. As inscrições serão totalmente eletrônicas, através do site www.premio-moutonnee-de-poesia.salto.sp.gov.br. “Papel e pseudônimo passaram a ser coisas do passado. Destacamos que o site também foi uma doação que recebemos gentilemente da empresa saltense Orion Sites” – concluiu o Secretário.
Comments